Apresentação

CONGRESSO INTERNACIONAL EM CUIDADOS CONTINUADOS

As alterações nos padrões saúde/doença verificados no final do século XX e início do século XXI obrigaram a que a continuidade de cuidados prestada aos utentes fosse repensada de forma a responder, de forma eficaz e eficiente, às necessidades de cuidados que à época se vislumbravam. Foi assim que em 2006 foi criada a Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCC) e mais tarde a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
O binómio saúde doença é um binómio instável e consequentemente dinâmico que é influenciado por múltiplos fatores, entre os quais citamos: alterações demográficas, alterações na estrutura e dinâmica familiares, evolução no conhecimento e nas terapêuticas das doenças crónico-degenerativas. Estas alterações, para fazer face às novas necessidades, exigem cada vez mais cuidados dirigidos aos portadores deste tipo de doenças, bem como o envolvimento de equipas multidisciplinares e transdisciplinares, o que obriga a repensar os cuidados continuados adaptando-os à nova situação de saúde/ doença.
Assim, na atualidade, os cuidados continuados têm que ser globais, integrados, envolvendo a família (quando esta existe) e instituições público-privadas com custos repartidos entre estas e a família/ comunidade.
Neste Congresso Internacional de Cuidados Continuados teremos a honra de contar com Especialistas nas diversas áreas do conhecimento para se poder discutir, refletir e partilhar saberes e experiências, nestas e outras questões, que sejam mais valias para a prática de Cuidados Continuados.